terça-feira, 18 de novembro de 2014

Museu Municipal de Frutal
O Museu Municipal de Frutal foi criado após a inauguração da Casa da Cultura, antigo Paço Municipal, em 16 de agosto de 2005 e tem como objetivo resgatar a história desta cidade.
Vários objetos valiosos e interessantes foram doados por frutalenses que acreditaram e acreditam que esta seja a melhor maneira de se preservar o passado.
Nosso acervo conta com duzentas e cinquenta e seis peças variadas que vão desde objetos que foram usados em escritórios e residências, até documentos assinados por Dom Pedro II. Dentre os mais curiosos, estão um relógio-cuco que chama a atenção de crianças e adultos, a evolução da câmera fotográfica (a mais antiga de 1930), a evolução do aparelho telefônico (o mais antigo data 1920 e pertenceu ao Paço Municipal), a primeira televisão de Frutal (de 1962, montada pelo frutalense Jeová Ferreira) e máquinas de escrever (do início do século XX).
Muito valiosas são a batina e as sandálias do Frei Gabriel; o bacamarte (peça do século XVIII) usado na Guerra do Paraguai; a sanfona “pé-de-bode”, óculos de sol de 1805, cadeira de consultório que pertenceu ao Dr. Sandoval Henrique de Sá, espingarda “Duruta (século XIX) que pertenceu ao fundador de Frutal Antônio de Paula e Silva, conjunto de estantes e balcões de madeira com, aproximadamente, 80 anos de uso da Pharmácia Triângulo; relógio de bolso em prata maciça que pertenceu ao Senador Gomes da Silva e mais 184 peças variadas, todas catalogadas e inseridas no Livro do Tombo.
Enfim, o Museu Municipal de Frutal agrega um acervo diversificado que faz os visitantes voltarem no tempo a fim de reavivarem suas memórias.
  
O ARQUIVO PÚBLICO
 Assim como o Museu Municipal, o Arquivo Público é, sem dúvida, uma fonte preciosa de pesquisa e de curiosidades que os frutalenses podem dispor sempre que desejarem. Tem uma vasta hemeroteca com exemplares do final do século XIX, além dos jornais de veiculação atual; um acervo fotográfico em preto e branco e colorido, uma discoteca com discos em vinil com mais de duzentos LPs, além de documentos da maior importância para a história desta cidade.
O arquivo e o museu estão abertos ao público, para que estes usufruam desta iniciativa que a Prefeita Ciça teve na sua primeira gestão.

Documentos interessantes do Arquivo
1- Livro manuscrito: romance “Iva, a cabocla”, escrito pelo Senador Gomes da Silva (1880 a 1890) – original.
2 – Xerox da ata de instalação e posse do município Carmo do Fructal.
3 – Nomeação do Sr. João Batista Furtado de Mendonça assinado por Vossa Majestade Imperial D. Pedro II.
4 – Coletânea de discos de vinil.
5 – Programação de filmes para o Cine Canaã no ano de 1959.
6 – Mais de 500 fotografias catalogadas.
7 – Hemeroteca (coleção de jornais). Entre eles Tribuna de Frutal: de 1944 a 1963; Folha de Frutal, Jornal Pontal, Jornal Esquema.